Extração do dente do Siso

Extração do dente do Siso

Assista aqui o vídeo de uma cirurgia completa de extração de um dente do siso incluso realizada na Saizaki Odontologia.

Exodontia ou extração (Retirada) do dente do siso.

Os dentes do siso ou terceiros molares são os últimos dentes permanentes a nascerem na boca, por isso normalmente não há espaço suficiente na boca para acomodá-los. Isto faz com que os dentes do siso fiquem inclusos na gengiva e no osso ou cresçam parcialmente na boca normalmente em uma posição errada e desconfortável.
A idade média que o paciente percebe algum desconforto na boca é com 20 anos, por isso, recomenda-se que as pessoas entre 16 e 19 anos tenham seus dentes do siso examinados clinicamente e por meios de radiografias para verificar se precisam ser extraídos.

Cirurgia Bucomaxilo; a especialidade indicada para a exodontia do siso.

A especialidade que está mais acostumada a resolver os problemas cirúrgicos orais, são os cirurgiões buco-maxilo-faciais.  Após a anestesia da região, o cirurgião dentista faz uma pequena incisão (corte) na gengiva e secciona o dente em duas ou mais partes para remove-lo e em seguida pontos são feitos para evitar sangramentos e problemas pós-operatórios.


Planejamento para extração do dente do siso.

Passar por uma extração de dente é um procedimento cirúrgico. O planejamento exige a realização de uma radiografia panorâmica da boca toda para avaliar a presença de dentes inclusos e ou lesões orais que podem ser encontradas sem sinais e sintomas para o paciente. Dependendo do caso outros exames podem ser solicitados para complemetar as informações (tomografias e exames laboratoriais de sangue).
O dente do siso pode estar totalmente ou parcialmente incluso ou estar completamente em posição na boca. Existem tambem muitas posições para o siso incluso sendo a posição horizontal ou deitada a que causa mais apreensão em nossos pacientes.
A maioria dos pacientes toma uma protocolo medicamentoso que se inicia antes da cirurgia e continua no pós operatório por mais ou menos uma semana. O nível de desconforto e sua duração dependerão da dificuldade de remoção do dente. È comum o inchaço, o desconforto, dificuldade em abrir a boca, hematoma e um pequeno sangramento pós operatório.


Todos os dentes do siso precisam ser extraídos....
Por regra geral os cirurgiões entendem que a grande maioria dos dentes do siso devam ser extraídos o mais breve possível para evitar problemas maiores ao paciente.
O problema mais frequente em pacientes com o dente do siso nascendo é a pericoronarite; ou seja, a inflamação na gengiva que recobre parcialmente os dentes na fase em que estão crescendo. Restos de alimentos e bactérias ficam retidos sob a gengiva causando mau cheiro, dor no dente e gengiva, sangramento na gengiva e dificuldade em abrir a boca. Porém, existem outros motivos que justificam a extração dos dentes do siso.


Podem indicar a exodontia de dentes do siso: A cárie, infecções de grande porte (Abscesso),reabsorções de dentes vizinhos, dor de origem não especificada na boca, fraturas do dente ou nos maxilares, má posições severas, dentes associados a cistos orais e tratamentos de certos tumores.

Quando devo retirar o dente do siso.

Como os dentes antes dos 20 anos de idade têm raízes em menor estágio de desenvolvimento, causam menos complicações ao serem removidos. Por isso, recomenda-se a cirurgia entre 16 e 19, porque as raízes dos dentes ainda não estão totalmente desenvolvidas e o osso ao redor ainda é menos denso.

CONFIRA OS COMENTÁRIOS E RECOMENDAÇÕES DA NOSSA CLÍNICA NO GOOGLE.

Terceiro molar ou dente do siso Terceiro molar ou dente do siso

Dente do siso incluso no osso Dente do siso incluso no osso

Dor no dente do siso Dor no dente do siso