Cistos e Tumores da Boca

Cistos e Tumores da Boca

Existem muitas doenças e lesões que afetam nossa boca e face em diversas fases das nossas vidas. Por meio de técnicas de exames de imagens (Raio-x e Tomografias), exames clínicos e laboratoriais (Sangue), podemos diagnosticar desde alterações mais simples como aftas e cistos, até as mais complexas como tumores malignos (Câncer de boca).

Quem trata as lesões da boca.

O tratamento cirúrgico adequado pode ser conduzido por equipe de cirurgia bucomaxilofacial e/ou cirurgia de cabeça e pescoço, dependendo de cada caso.

Inúmeras são as doenças que se manifestam na cavidade bucal. A etiologia das doenças do complexo bucomaxilofacial pode ser:


1.Infecciosa (vírus, bactérias, fungos, protozoários),
2.Neoplásica (neoplasias benignas ou malignas),
3.Por injúrias teciduais (físicas, químicas),
4.Imunológicas ou auto-imunes (processos alérgicos e auto-imunes),
5.outras.

Muitos pacientes são surpreendidos com a informação de que estão com um cisto ou um tumor na boca e está descoberta vem com muitas dúvidas e aflições em relação a causa, tratamento e consequências. Ao contrário do que muitos pensam, a boca é uma região com grande ocorrência de cistos e tumores com características muito variáveis.

A boa notícia é que a grande maioria dos cistos e tumores da boca e da região maxilofacial são benignos e não malignos; mas isto não quer dizer que tais lesões possam ser menosprezadas e não tratadas da forma ideal.

Como falamos, existem muitos tipos de cistos e tumores na boca, portanto existem muitas causas, muitas características e formas de tratamento. Observamos em nossa clínica que existe certos tipos de cistos que são mais comuns e com características próprias que praticamente definem seu diagnóstico, mas como princípio básico de qualquer lesão que ocorra na boca a biópsia é obrigatória para a confirmação ou não do tipo da lesão.  Mas o que é a biópsia...A biópsia nada mais é do que a retirada de uma amostra da lesão para envio ao laboratório de análise anatomopatológica, que irá estudar o tecido e fazer o diagnóstico preciso.

Tendo o diagnóstico da lesão o cirurgião irá definir o melhor tipo de tratamento. O princípio básico de tratamento de cistos e tumores é a retirada (Enucleação) completa da lesão e da causa da mesma. Aqui é fundamental que o caso seja conduzido por um profissional experiente no tratamento cirúrgico de lesões na boca, uma vez que existem várias modalidades de tratamentos para cistos e tumores orais, sendo uns mais agressivos e outros mais conservadores. Por exemplo, se o diagnóstico for de uma lesão chamada de Ameloblastoma, o tratamento exige uma conduta mais agressiva com margens de segurança para evitar a recidiva (Volta) da lesão; por outro lado se for um cisto inflamatório de origem dental, o tratamento de canal do dente mais a retirada do cisto de forma conservadora será suficiente para o tratamento.

Alguns casos de lesões orais envolvem dentes e estruturas nobres como vasos sanguíneos e nervos ou estão localizados em áreas estéticas da face. Nestes casos, o planejamento pode exigir um maior planejamento e se indicado um tipo de tratamento chamado de descompressão (Marsupialização) da lesão para que ocorra uma redução do tamanho do cisto e o tratamento definitivo de retirada seja menos agressivo e com menos sequelas para o paciente.

As lesões da boca que mais observamos em nosso dia-a-dia são:

 Cistos inflamatórios de origem dental.

 Cisto dentígero.

Ceratocistos (Queratocistos).

Ameloblastomas.

Odontomas.

Displasias fibrosas.

Fibroma ossificante.

Osteoma.

Osteossarcoma.

Alguns tratamentos podem envolver a retirada de dentes próximos a lesão ou mesmo de estruturas maiores como parte do maxilar superior ou inferior. Atualmente existem técnicas para a reabilitação das áreas envolvidas por lesões grandes, que vão desde placas e parafusos de titânio à enxerto de osso autógeno e implantes dentários.

Portanto como podemos observar, o ideal é o paciente procurar o tratamento da lesão com profissionais acostumados com o tratamento de lesões na boca. A especialidade da Odontologia mais indicada para o tratamento cirúrgico de lesões orais e maxilofaciais é a Cirurgia e Traumatologia Buco Maxilo Facial. Este cirurgião passa por 3 anos de residência hospitalar na qual são tratadas as mais variadas lesões orais.

 

sindrome de Eagle sindrome de Eagle

ameloblastoma ameloblastoma

Queratocisto Queratocisto

Herpes Herpes

Granuloma Granuloma