O QUE DETERMINA O PREÇO DE UM TRATAMENTO ODONTOLÓGICO?

04/07/2018 3108

Uma das perguntas que mais recebemos no nosso E-mail e em nossas redes sociais é sobre o valor de determinados tratamentos: “Qual o preço do implante dentário?”, “Qual o peço do clareamento?”, “Qual o preço da extração do dente  do siso?”. Com certeza muitos pacientes querem saber se podem pagar pelo tratamento odontológico e muitos querem pesquisar apenas o menor preço, sem se preocupar com a qualidade.

Mas o que determina o valor de um tratamento odontológico?

Assim como praticamente tudo na vida, o preço depende muito da qualidade do produto ou do serviço. Não adianta você querer comprar uma Ferrari com o preço de um carro popular. Ou você estará comprando uma Ferrari falsa ou não encontrará uma o carro original com valor baixo.

 Na odontologia podemos dar alguns exemplos e fatores que determinam o preço do tratamento. Por exemplo, se você está precisando de um implante dentário, os fatores que determinam o preço do implante dentário são muitos: Primeiro, a qualidade e a marca do implante utilizado faz o preço da cirurgia mudar de um valor X para 5X, e isso é um fator muito importante porque estamos tendo algumas marcas de implantes oferecendo materiais “piratas” que não tem garantia nenhuma para o paciente. Utilizando estes materiais os problemas podem ocorrer na cirurgia porque não existe garantia de ser um material aceito pelo nosso corpo ou depois de instalados por não existirem peças de reposição e garantias do fabricante. Outro fator que determina o preço, é a formação do dentista. Um dentista Especialista em Implantodontia passa por um rigoroso treinamento de 2 a 3 anos tratando todos os tipos de casos da implantodontia. Com certeza o especialista conduzirá melhor todos os casos de implantes dentários e por consequência cobrará mais por isso. O próximo fator depende se seu tratamento será feito por consultório particular, convênio ou clínicas que são franquias. Normalmente por ter um atendimento mais pessoal e próximo as clínicas particulares agregam mais valor ao tratamento, mas os benefícios para o paciente são inegáveis.

Outro exemplo são as próteses Odontológicas: Preço de uma lente de contato dental é muito dependente do preço que o laboratório que o dentista trabalha cobra. Existem laboratórios que cobram X e existem laboratórios que cobram 3X. Este valor com certeza depende do material utilizado e a experiência do profissional com este tipo de tratamento. Utilizando material de baixa qualidade com certeza os dentes não ficarão esteticamente bons ou a sua durabilidade será baixa.

O último exemplo se refere aos preços das cirurgias Orais: “Quanto custa para retirar o dente do siso?” Com certeza está é a pergunta campeã nas pesquisas e com certeza a resposta para ela não pode ser dada sem uma avaliação do caso no consultório. Uma gama enorme de fatores influencia no valor para a retirada de um dente do siso: Qual a posição do dente, idade do paciente, relação com nervos e dentes próximos, forma das raízes, quantidade e tipo de osso em torno do dente....E outro fator importantíssimo é a experiência do profissional que irá realizar a extração do dente do siso. Sempre ouvimos histórias de pacientes que ficaram 2 a 3 horas para retirar um dente; mas certamente com um especialista em Cirurgia Buco Maxilo Facial está cirurgia não demoraria tanto tempo. Um tempo médio para extração de um dente incluso é de 30 minutos.

Assista aqui um vídeo de extração do dente do siso incluso realizado na Saizaki Odontologia.

Diante destas variantes e opções recomendamos que a escolha do seu dentista seja feita de forma coerente com o que você está buscando. Não existe milagres em relação ao preço do tratamento odontológico. Caso você encontre um tratamento muito mais barato em relação à média do mercado, questione o profissional em relação aos materiais e garantias do seu tratamento e peça para ver os casos semelhantes aos que você está precisando já realizados pelo profissional antes de iniciar seu tratamento.

Veja aqui como escolher um bom dentista.

 Dr. Marcelo Saizaki e Dra. Renata Saizaki

Saizaki Odontologia Aquarius São José dos Campos.

Tags: Odontologia;