TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE OS IMPLANTES DENTÁRIOS.

09/05/2018 4345

 

   Agende sua consulta com nosso Especialista

Um dos tratamentos mais procurados na Saizaki Odontologia é a instalação de implantes dentários. Hoje falaremos sobre as principais dúvidas que nossos pacientes apresentam quando procuram um tipo de tratamento para a perda de dentes. Falaremos de modo que todos possam entender de uma vez por todas como funcionam os implantes dentários.

“ O que são implantes dentários?

O implante dentário é a melhor forma de recuperar a perda de um dente ou mesmo de todos os dentes. Nosso dente natural é formado pela parte que fica dentro do osso e gengiva chamada de raiz dentária e uma parte que pode ser vista na nossa boca, a chamada coroa dental. Portanto o que vemos no nosso sorriso é a parte chamada coroa do dente. Quando um dente e extraído por cárie ou trauma, o dentista remove todo o dente; ou seja, tanto a raiz quanto a coroa dentária. O pino do implante dental que é feito de titânio substitui a raiz perdida do dente e a prótese que pode ser feita de vários materiais como por exemplo a porcelana, substitui a coroa dentária.

VIDEO MOSTRANDO COMO SÃO FEITOS OS IMPLANTES DENTÁRIOS

“ Será que eu preciso de um implante dentário? ”

A indicação de um implante dentário é para pacientes que perderam um ou mais dentes. Não devemos confundir o implante com próteses que são feitas sobre dentes naturais dos pacientes. Por exemplo se você teve uma cárie grande ou quebrou uma parte grande do seu dente, você precisará fazer a endodontia (tratamento de canal) e colocar um pino dentro da raiz do seu dente e em seguida uma coroa dental (Coroa de porcelana). Portanto neste caso você não tem indicação para um implante e sim de uma prótese sobre uma raiz dental.

“ Será que eu posso fazer um implante dentário? ”

Primeiramente você deve entrar em contato com seu dentista de confiança e marcar uma avaliação do seu caso. O requisito primordial dos pacientes que precisam de um implante é a existência ou não de osso em quantidade e qualidade suficientes para a instalação do pino no osso. Grande parte dos casos em que o paciente perdeu um dente há muito tempo, a quantidade de osso não é a ideal para a instalação do implante, e existe a necessidade de enxerto de osso (Colocar osso no local) para depois ser feita a instalação do implante dentário.

 VIDEO DE ENXERTO DE OSSO NO SEIO MAXILAR

“ Será que eu preciso de enxerto de osso na boca? ”

Esta resposta depende de uma avaliação clínica e radiográfica (Raio-X Panorâmico e tomografias) do seu caso. Como o requisito primordial é a existência ou não de osso em quantidade e qualidade suficientes, caso o paciente não tenha o osso, ele precisará passar por uma cirurgia prévia de colocação de osso (enxerto de Osso). Existem várias técnicas de enxerto de osso na boca e vários materiais para este fim, mas independentemente disso, o paciente precisa saber que seu tratamento terá um aumento de mais ou menos 6 messes devido ao período de formação do novo osso. Os enxertos de osso podem ser feitos com osso retirado da própria boca do paciente, de outras regiões fora da boca do paciente e com materiais sintéticos (Osso em pó). Em alguns casos, podemos instalar o implante e fazer o enxerto de osso ao mesmo tempo, o que reduz em 6 meses o tempo de tratamento do caso. Converse com seu implnatodontista para maiores informações sobre a técnica mais indicada para o seu caso.

OPÇÕES DE ENXERTO ÓSSEO EM CASOS DE IMPLANTE COM POUCO OSSO.

“ De que material são feitos os implante dentários? ”

Os implantes são feitos de titânio. Este é o mesmo material usado para as placas e parafusos de pacientes com fraturas nos ossos do corpo, portanto são materiais com excelente compatibilidade com nosso corpo e em especial com nosso osso. Aqui tiramos mais uma dúvida de nossos pacientes que é se podemos ter rejeição aos implantes dentário? A rejeição aos implantes dentários pode ocorrer, mas é um evento muito raro e praticamente inexistente nas cirurgias de implantes dentários. Em nossa experiência de mais de 15 anos trabalhando tanto com implantes dentários tanto com placas e parafusos para traumas de face, nunca tivemos rejeição ao titânio dos implantes.

 

   Agende sua consulta com nosso Especialista

“ Existem vários tipos de implantes dentários? ”

Como já falamos, os pinos de implantes dentários são feitos de titânio, mas existem vários tipos de implantes e várias indicações para o seu uso. O que muda é o formato do implante (Cilíndrico ou cônico), o comprimento (curtos ou longos como os implantes zigomáticos) e o tratamento de sua superfície (Certos tratamentos auxiliam na integração do pino de implante ao osso). Por exemplo, podemos usar implantes cônicos com superfície tratada para aumentarmos a chance de um excelente travamento do pino no osso, o que determina o implante imediato com carga imediata. Ou seja, existe uma redução no tempo total do tratamento em vários meses. Outro exemplo, é o uso de implantes curtos ou longos para casos em que o paciente não apresente muito osso para a instalação convencional de implantes.

“ Fazer implante dentário dói? ”

Uma dúvida recorrente e que deixa nossos pacientes aflitos é se quando eu for instalar um implante dentário vou sentir dor. A simples palavra cirurgia de implante já faz com que nosso paciente fique aflito e com medo do procedimento, mas as modernas técnicas de anestesia aliadas aos melhores anestésicos, fazem com que a instalação de implantes com anestesia local seja um procedimento praticamente indolor. Nossos pacientes muitas vezes relatam que nem sentiram a instalação dos implantes, e perguntam se realmente o procedimento já tinha acabado e se o implante já estava instalado. Para pacientes mais ansiosos podemos aliar algum tipo de sedação para que o paciente possa ficar mais relaxado ou mesmo dormir durante a cirurgia. Falamos mais sobre sedação em tratamentos Odontológicos em nosso site.

“ Quanto custa um implante dentário ”

Uma das maiores dúvidas dos pacientes é o preço dos implantes dentários. Mas o que determina o preço dos implantes dentários? O que mais determina o valor do implante é a marca do implante usado. Determinadas marcas de implantes custam 5X mais do que outras marcas de implantes mais baratos. Outro fator é o tipo da prótese que será instalada sobre os implantes. Prótese sobre os implantes de porcelana são mais caras que próteses que não são feitas com porcelana. Outro fator determinante de preços dos implantes é a experiência do profissional e a técnica por ele usada. Portanto, atualmente existem vários preços para um implante e certamente um deles será o ideal para você. Converse com seu implantodontista.

 

DESCUBRA AS OPÇÕES MAIS BARATAS DE TRATAMENTOS COM IMPLANTES DENTÁRIOS.

 

“ O que são implantes com carga imediata? ”

A palavra imediata representa algo que deva ocorrer de forma rápida e naquele exato momento, e na implantodontia pode se referir ao implante imediato e a carga imediata sobre implantes. Mas o que isso quer dizer: Implante imediato é a instalação do implante imediatamente após a extração de um dente. Ou seja, no mesmo momento o dentista retira o dente perdido e já coloca um implante no local. Já carga imediata sobre o implante, é a técnica que permite colocar a prótese sobre o implante de forma imediata ou em até 3 dias no máximo. Portanto o paciente já poderá morder com a prótese sobre o implante imediatamente. Vários fatores determinam se podemos fazer ou não este procedimento de forma imediata. O fator predominante é a quantidade de osso e a qualidade do osso na região que será instalado o implante, além do tipo do implante e a experiência do implantodontista.

“ Quanto tempo leva o tratamento com implantes? ”

O tempo de tratamento com implantes pode ser curto ou relativamente longo dependendo de cada caso. Podemos instalar o implante e o dente em um mesmo dia (implante imediato com carga imediata) ou teremos um tratamento de mais de um ano caso o paciente precise de enxerto de osso para instalar os implantes. O fator predominante para o tempo é a quantidade de osso e a qualidade do osso na região que será instalado o implante, além do tipo do implante e a experiência do implantodontista.

Passaremos alguns exemplos de tratamentos e o tempo para realização do caso:

IMPLANTE COM CARGA IMEDIATA.

No primeiro caso, o paciente perdeu o dente há alguns meses e precisa fazer implante. Neste caso instalamos o implante e analisamos sua estabilidade. Se o implante travar com uma força boa no osso, temos um caso de carga imediata, e a prótese pode ser instalada no mesmo dia ou em 3 dias no máximo. Agora caso o implante não trave com uma força boa no osso, teremos de esperar um período de integração do pino ao osso, que leva mais ou menos 3 meses para casos na mandíbula (Maxilar inferior) ou 6 meses na maxila (Maxilar superior).

PRECISO DE ENXERTO DE OSSO PARA COLOCAR O IMPLANTE.

No segundo caso, o paciente perdeu o dente há alguns meses, precisa fazer o implante dental, mas não tem osso em quantidade e qualidade suficientes. Neste caso a primeira cirurgia será para colocar osso na futura região do implante. Este procedimento chamado de enxerto de osso pode ser feito com vários materiais e técnicas, mas independentemente disso, o tempo para que o corpo forme um novo osso no local é de mais ou menos 6 meses. Portanto somente após 6 meses o paciente poderá colocar o implante. Nestes casos normalmente não conseguimos a carga imediata e o paciente terá de esperar por mais ou menos 6 meses para colocar a prótese sobre o implante. Portanto, caso o paciente precise de enxerto de osso para colocar o implante, o seu tratamento passará de um ano, até que ele possa mastigar sobre sua prótese nova.

“ Implante dentário: como são feitos? ”

Agora mostraremos quais são os primeiros passos que você precisa fazer para instalar um implante:

Primeiramente você deve entrar em contato com seu dentista de confiança e marcar uma avaliação do seu caso. Muitas vezes os dentistas encaminham o paciente para dentistas Especialistas em Implantes dentários, os Implantodontistas, que são profissionais que passaram por rigoroso treinamento e estudo teórico e prático dos mais variados casos de implantes por 2 ou 3 anos.

  • O primeiro passo é passar por uma avaliação e ver se realmente você precisa de um implante.
  • Exames de saúde em geral (exames de sangue) e exames de imagem (Radiografias panorâmicas da boca toda e tomografias são indicadas para o melhor estudo do caso e planejamento.
  • Moldes da boca e fotografias auxiliam na execução dos casos. Muitas vezes podemos fazer guias e planejar o caso previamente para o paciente.
  • Estando tudo pronto, medicamos o paciente previamente e iniciamos a primeira fase do tratamento com implantes. A fase da instalação dos pinos de implantes no osso.
  • Agora temos duas opções: Se der carga imediata, a prótese é colocada no mesmo dia ou em no máximo 3 dias; Se não der carga imediata, o implante fica fechado na gengiva por 3 ou 6 meses para depois ser reaberto e colocada a prótese sobre o implante.
  • Caso o paciente tenha esperado 3 ou 6 meses, inicia-se a segunda fase do tratamento com implantes. Agora será feito a reabertura do implante e o molde para a confecção da prótese sobre o implante.
  • Implante e prótese instalados, inicia o período de conservação dos implantes com visitas periódicas, Raio-X e limpezas.  

 “ Perdi todos os dentes. será que posso fazer implante dentário? ”

Video mostrando como funciona a prótese protocolo.

A indicação de um implante dentário é para pacientes que perderam um ou todos os dentes da boca. Existe uma técnica muito famosa e consagrada na implantodontia que é a substituição da prótese total (dentadura) por dentes fixos na boca por implantes dentários. Está técnica chamada de prótese protocolo é a fixação de todos os dentes perdidos na boca por dentes fixos a 4 ou 6 implantes dentais. Desta forma o paciente não consegue mais retirar a prótese sem que seus parafusos sejam retirados pelo dentista. Ou seja, como os dentes estão todos parafusados nos implantes, o paciente pode morder e falar sem o risco da prótese cair ou machucar sua boca. Na prótese tipo protocolo sobre implantes, normalmente o tratamento é feito com carga imediata e o paciente fica livre da dentadura em 3 dias, voltando a ter dentes fixos, o que devolve a segurança, o conforto e o bem estar ao sorrir e comer.

 

CONFIRA OS COMENTÁRIOS E RECOMENDAÇÕES DA NOSSA CLÍNICA NO GOOGLE.

 

Dr. Marcelo Saizaki - CRO 99642  e  Dra. Renata Saizaki CRO 76918

    Cirurgia Buco Maxilo Facial e Implantodontia.

      SAIZAKI ODONTOLOGIA AQUARIUS SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

   CONTATO (12) 99114-8420  

   Agende sua consulta com nosso Especialista

Tags: Implante;