COMO ESCOLHER UM BOM DENTISTA

03/05/2018 1655

 

Muitas pessoas precisam escolher um dentista novo para realizar o seu tratamento odontológico. Seja por motivo de mudança de cidade ou pela simples necessidade de um tipo de tratamento que o seu dentista não realiza. Para isso é necessário saber mais sobre as especialidades da odontologia e se elas fazem o que você precisa.

Hoje existem mais de 15 especialidades reconhecidas pelo conselho federal de Odontologia. Mas qual é o profissional ideal para tratá-lo e por que. Para iniciar seu tratamento, você deve procurar um dentista clínico para que ele possa encaminhar seu caso para um especialista, exatamente como funciona na medicina. Você procura um médico clínico geral que o encaminha para um neurocirurgião, que é a especialidade responsável por cirurgias na cabeça.

Muitos sites e dentistas são colocados como " OS MELHORES DENTISTAS DE SUA CIDADE OU A MELHOR CLÍNICA ODONTOLÓGICA DA SUA CIDADE" mas normalmente estes anúncios são pagos para atrair pacientes e não necessariamente refletem os melhores dentistas de sua cidade. O ideal é confiar em indicações ou procurar o profissional que mais está indicado para o seu caso.

“quero fazer implantes de dentes”

Um dos tratamentos mais procurados na Saizaki Odontologia é a instalação de implantes dentários. Na teoria grande parte dos dentistas podem fazer a instalação de implantes, mas existe os cirurgiões dentistas especialistas em Implantodontia. Estes profissionais passam por um programa de Especialização de mais ou menos 24 meses de dedicação intensa no estudo teórico e prático dos mais diversos casos de instalação de implante dentários. Portanto o profissional mais indicado para a realização dos implantes é o Implantodontista.

“minha gengiva está sangrando”

O Sangramento na gengiva muitas vezes assusta a maioria dos pacientes e serve como um sinal de que existe algo de errado na saúde oral. A causa do sangramento da gengiva normalmente está relacionada com problemas de infecções da estrutura que prende os dentes na boca. Nossos dentes são presos na boca pela gengiva e pelo osso periodontal. A grande maioria dos profissionais podem fazer o diagnóstico e o tratamento da periodontite, mas o Dentista especialista em problemas na gengiva é o Periodontista. Portanto em casos de maior gravidade, o Periodontista é o profissional mais indicado para a limpeza e raspagem dos dentes inflamados.

“ Será que preciso usar aparelho”

O Aparelho dentário talvez seja a especialidade que existem maiores problemas em relação a escolha do profissional correto. Com a popularização dos aparelhos, até mesmo pessoas sem formação em Odontologia estão instalando estes artefatos sem pensar nas consequências desta atitude. O ortodontista é o profissional mais indicado para a instalação dos aparelhos. Ele passou por uma especialização de 2 anos para avaliar e indicar o melhor aparelho para cada caso. É importante saber que existem diversos tipos de aparelhos ortodônticos, cada um com sua indicação e contraindicação. Muitos pacientes relatam estar usando aparelhos há anos sem muito resultado; isso ocorre normalmente porque o aparelho não é o correto para o caso ou o Profissional não está realizando os movimentos corretos com o aparelho.

“ Tirar o dente do siso dói”

Um dos procedimentos da Odontologia que mais causa apreensão nos pacientes é a realização da exodontia dos dentes do siso. Na formação dos dentistas, todos passam por treinamento para extrair dentes, mas em poucos casos ou cursos, os dentistas fazem a exodontia de dentes mais complexos como do siso ou canino incluso. Para a realização de procedimentos cirúrgicos orais como a retirada dos sisos, o profissional mais indicado é o cirurgião bucomaxilofacial. Este especialista normalmente passa por um período de residência Hospitalar em Cirurgia Buco Maxilo Facial que dura mais ou menos 3 anos de dedicação exclusiva em Cirurgias Orais e da face. Portanto, o Bucomaxilo é o dentista mais indicado não só para a exodontia de siso, mas para todos os procedimentos cirúrgicos na boca e face.

“como deixar meus dentes mais brancos”

O desejo da maioria dos pacientes é ter os dentes brancos e retos. Graças a modernas técnicas podemos tornar este sonho em realidade com clareamento dental no consultório ou caseiro. Como é um procedimento que pode dar sensibilidade e dependendo do produto utilizado a alteração da cor pode ser grande, o ideal é ter o acompanhamento de um profissional dentista especialista em odontologia estética. As lentes de contato dentais são sucesso entre os famosos, mas dependem de uma rigorosa avaliação para ver se existe ou não indicação ou contraindicação para a realização da técnica.

“Minha boca estala e dói quando abro”

Um dos problemas mais frequentes em nosso consultório é o problema na ATM (articulação da nossa boca). A maioria dos pacientes refere dor ao abrir, estalos, limitação de abertura da boca, zumbido no ouvido... Como são vários sinais e sintomas muitas vezes o diagnóstico depende de avaliações de outras especialidades médicas. Na Odontologia, a especialidade de Dor Orofacial e DTM é a especialidade responsável pelo tratamento junto com a cirurgia Buco Maxilo Facial e Protesistas.

como perceber se meu dentista é bom?

Alguns detalhes devem ser observados pelo paciente na escolha do seu novo dentista.

Como todos os ambientes de saúde, os consultórios odontológicos devem estar regularizados junto aos órgãos de vigilância sanitária, ter alvará de funcionamento e registro no conselho de odontologia, o que garante que as normas técnicas da saúde são observadas. O ambiente deve ser limpo e apresentar centro de esterilização de todos os materiais usados no paciente.

O profissional deve estar cadastrado no conselho de Odontologia como clínico geral bem como sua especialidade. Alguns profissionais realizam procedimentos especializados sem ser especialista na área. Na internet podemos consultar junto ao CRO/SP se o profissional é um dentista formado e se ele apresenta alguma especialidade registrada.

Outra dica é solicitar ao profissional fotos de casos semelhantes ao tratamento que você precisa para que você tenha certeza de que o Cirurgião dentista tem experiência no tipo de tratamento que você busca.

CONFIRA OS COMENTÁRIOS E RECOMENDAÇÕES DA NOSSA CLÍNICA NO GOOGLE.

Dr. Marcelo e Dra. Renata Saizaki

Saizaki Odontologia Aquarius São José dos Campos

Tags: Odontologia;