TUDO SOBRE OS TESTES PARA CORONAVIRUS - COVID-19

29/05/2020 1040


Existe atualmente no mercado uma série de testes disponíveis para diagnóstico da COVID-19. Por conta disso, várias dúvidas podem surgir a respeito de qual teste seria mais adequado.

RT-PCR

RT-PCR, é considerado o padrão-ouro no diagnóstico da COVID-19, uma amostra raspada (com um cotonete de grande proporção) de nasofaringe (boca e garganta) é analisada em laboratório.

Passo a passo da RT-PCR:

Em caso de resultado positivo, a suspeita de COVID-19 é confirmada. A coleta pode ser feita a partir do 3º dia após o início dos sintomas e até o 10º dia. Ou seja, o teste RT-PCR identifica o vírus no período em que está ativo no organismo, tornando possível aplicar a conduta médica apropriada: internação, isolamento social ou outro procedimento pertinente para o caso em questão.

Sorologia

Verifica a resposta imunológica do corpo em relação ao vírus. Isso é feito a partir da detecção de anticorpos IgA, IgM e IgG em pessoas que foram expostas ao coronavírus. Nesse caso, o exame é realizado a partir da amostra de sangue do paciente.

Deve ser realizado com no mínimo 10 dias após o início dos sintomas. Este período permite que nosso organismo crie anticorpos para combater o Covid.Realizar o teste de sorologia fora do período indicado pode resultar num resultado falso negativo. 

Testes rápidos

Estão disponíveis no mercado dois tipos de testes rápidos: de antígeno e o de anticorpo.

No entanto, a maioria dos testes rápidos existentes possuem pouca sensibilidade. Pesquisas apontam que os testes rápidos apresentam uma taxa de erro de 30% a 75% para resultados negativos. Ou seja, o teste pode dar negativo mesmo para pacientes que estão contaminados.

 

 

Saiba como está sendo o tratamento odontlógico em meio a pandemia de coronavírus.

 

Dr. Marcelo Saizaki - CRO 99642  e  Dra. Renata Saizaki CRO 76918

    Cirurgia Buco Maxilo Facial e Implantodontia.

      SAIZAKI ODONTOLOGIA AQUARIUS SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

   CONTATO (12) 99114-8420   

  https://api.whatsapp.com/send?phone=5512991148420

 

 

Tags: Odontologia;