DOR DE DENTE E INFLAMAÇÃO NA BOCA

03/06/2020 1147

 

Durante a pandemia de coronavírus os atendimentos odontológicos estão restritos a urgências e emergências devido ao alto risco de contaminação da equipe de dentistas e do profissional. Contudo, os problemas dentários não param de ocorrer e um dos maiores e que causam mais problemas para os pacientes são as dores de dente e as infecções na boca.

Todos nós sabemos que a dor de dente é reconhecida como uma das maiores dores que uma pessoa pode sofrer, sendo comparada a dor do parto e de cólica renal. Infelizmente não podemos saber quando um dente irá começar a doer e quando as dores começam o paciente busca um profissional que possa atende-lo de forma urgente.

O QUE CAUSA A DOR DE DENTE?

Muitos fatores podem causar dor de dente (cárie, inflamação da gengiva, fraturas de dentes, dente do siso nascendo,  inflamações, ranger de dentes...) mas o principal deles é a cárie. A cárie é causada por bactérias que se alojam em diversas regiões do dente e produzem substancias que produzem uma cavitação (Buraco) no dente, que conforme vai se aproximando do nervo faz a dor aumentar de intensidade. Uma vez iniciada a dor, poucos remédios e tratamentos paliativos são efetivos e existirá a necessidade do paciente procurar um dentista para fazer a remoção da cárie e restaurar o dente. Dependendo da dor e do tamanho da cárie, pode ser necessário o tratamento de canal que é a remoção do nervo do dente para que este nunca mais venha a doer.

   Agende sua consulta com nosso Especialista

INFLAMAÇÃO DO DENTE E DA BOCA.

Conforme a cárie vai aumentando de tamanho e o comprometimento do nervo seja maior, muitas vezes as bactérias que causam a cárie pode chegar ao osso e gengiva causando inflamações leves que causam dor leve e poucos problemas, até inflamações de grande tamanho com complicações que podem ser muito graves para o paciente.

Sinais e sintomas mais comuns nas inflamações de dentes são: Dor, inchaço (aumento de volume), febre, presença de pus (líquido amarelo, amargo e com cheiro ruim) e calor na região que também pode se apresentar mais avermelhada. O tratamento para inflamações dentárias normalmente envolve o uso de medicação (Antibióticos, Anti-inflamatórios e Analgésicos para a dor) e o tratamento do dente que pode ser: Remoção da cárie, tratamento de canal, drenagem do abscesso (Bola ou edema com pus dentro) ou a extração do dente causador.

EXISTE ALGUM PERIGO NAS INFLAMAÇÕES DOS DENTES E DA BOCA?

Poucos pacientes sabem, mas muitas vezes as inflamações dos dentes podem causar sérios problemas que podem inclusive levar o paciente a correr risco de morte. Normalmente as inflamações iniciam de forma branda; causada por cárie, extrações prévias de dentes, cirurgia orais, tratamento de canal ou traumas, dente do siso nascendo, mas em alguns casos a inflamação pode tornar-se um grave problema de saúde.

Quando o paciente deve procurar um dentista ou um hospital por causa de uma inflamação do dente:

Existem alguns sinais e sintomas que são indicadores para o paciente e para o dentista de que a inflamação está se agravando e é fundamental o paciente buscar um serviço de Cirurgia Bucomaxilofacial em um pronto socorro com urgência.

Quando o paciente observar que a dor é muito grande, que o inchaço não para de aumentar, existir a presença de febre alta, fadiga e mal estar, dificuldade para mastigar ou engolir alimentos, dificuldades para respirar, dificuldade para abrir a boca, presença de muita saliva na boca, língua parecer estar aumentada, calor e área vermelha na região do pescoço. Estes são sinais e sintomas de que o quadro do paciente está ficando grave e as vezes a internação para medicação na veia e drenagem do abscesso da boca e do pescoço deve ser feita da forma mais rápida e possível no ambulatório ou no centro cirúrgico. O profissional mais indicado para tratar grandes abscessos (Inflamações) da boca e do pescoço é o Cirurgião Dentista especialista em Cirurgia Bucomaxilofacial, que muitas vezes está presente nos hospitais em regime de plantão no pronto socorro hospitalar.

 

 

Dr. Marcelo Saizaki - CRO 99642  e  Dra. Renata Saizaki CRO 76918

    Cirurgia Buco Maxilo Facial e Implantodontia.

      SAIZAKI ODONTOLOGIA AQUARIUS SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

   CONTATO (12) 99114-8420   

   Agende sua consulta com nosso Especialista

 

 

Tags: Cirurgia;