DENTE DO SISO - PERGUNTAS E RESPOSTAS.

13/05/2021 819

Quem nunca teve ou ouviu falar do dente do siso (Terceiro molar ou dente do juízo)? Certamente a resposta da maioria das pessoas é sim. O dente do siso é um dos últimos dentes a nascer, e por isto mesmo pode trazer uma série de problemas para o paciente. Em média este último dente começa a apontar na boca por volta dos 17 ou 18 anos de idade, e pode nascer completamente ou parcialmente. Muitos casos nem mesmo uma ponta do dente aparece na boca e o paciente só descobre o dente incluso em exames de imagem como raio-x e tomografias. Por isso, este é um dente que gera muitas dúvidas em nossos pacientes. Vamos tentar esclarecer as principais agora no Blog da Saizaki Odontologia.  

   Agende sua consulta com nosso Especialista

1- Como saber se tenho os dentes do siso?

O dente do siso é o último dente a nascer na boca, e ele está localizado bem no fundo da boca atrás do último dente. Normalmente com 17 ou 18 anos existe um aumento do volume da gengiva bem no fundo da boca, que pode ficar dolorido caso exista alguma inflamação no local. Em situações normais o dente nasce na posição certa e nada precisará ser feito, apenas o controle rígido da higiene. Outra forma de saber se tem ou não o dente do siso é realizar um exame de imagem chamado de raio-x panorâmico.

2- Todo dente do siso precisa ser extraído?

Esta é uma das perguntas mais feitas, e a resposta normalmente é que sim, os dentes do siso precisam ser extraídos. Não dá para afirmar que 100% dos dentes precisam ser removidos, mas a grande maioria, porque normalmente nascem tortos ou parcialmente, o que dificulta na higiene levando a inúmeros problemas na arcada dentária. 

3- É verdade que o dente do siso pode entortar os dentes?

Existem duas correntes em relação a este assunto, uma que defende que os dentes do siso podem entortar os dentes principalmente os da frente, e existe uma outra corrente que não acredita que o siso possa entortar os dentes da frente.

4- É possível retirar os quatro sisos de uma vez?

Possível é, porém não indicamos na maioria dos casos que os 4 dentes do siso sejam removidos em um único dia, devido principalmente aos cuidados no pós operatório. Mas existem casos em que existe a indicação de se remover todos os sisos em um único dia.

Assista aqui o vídeo de uma cirurgia completa de extração de um dente do siso incluso realizada na Saizaki Odontologia.

5- Qual a melhor idade ou momento para extrair os dentes do siso?

A melhor idade para remover um dente do siso é justamente quando ele começar a aparecer na boca ou estiver parcialmente formado nos exames de raio-x, isto porque é mais fácil e confortável para o paciente remover um dente que ainda não tenha a raiz formada ou que tenha apenas uma parte da raiz. Portanto, uma idade boa é entre 17 e 18 anos de idade, além de podermos contar com uma melhor e mais rápida recuperação dos pacientes mais jovens. 

6- Uma pessoa de mais idade pode extrair o dente do siso?

Sim pode extrair, mas quanto maior a idade , maior será a dificuldade para a  retirada do dente e pior será a recuperação. Também existem algumas doenças associadas a idade que podem inviabilizar ou contra indicar a extração do dente, como a pressão alta, diabetes e osteoporose. 

7- O dente do siso pode trazer algum problema para minha boca?

Sim. Alguns dentes do siso por não nascerem por completo podem ser difíceis de serem limpos, o que pode levar a formação de cáries e problemas de inflamação na gengiva ao redor do dente. Um dente do siso com cárie ou dente do siso inflamado pode gerar infecções importantes e graves para o paciente, inclusive com risco de morte. Também podem existir alguns tipos de cistos e tumores em dentes inclusos ou que não nasceram completamente.  

   Agende sua consulta com nosso Especialista

8- Tem remédio para a  dor no dente do siso?

Alguns remédios podem aliviar um pouco a dor no dente do siso. Antiinflamatórios, analgésicos e antibióticos são recomendados, porém sempre com a supervisão de um cirurgião dentista. 

9- O que fazer com o dente do siso inflamado?

O ideal é tentar manter a melhor higiene possível no dente, mesmo que tenha um pouco de dor ou sangramento. Se possível consultar um dentista especialista em cirurgia bucomaxilofacial que é a especialidade responsável pelas cirurgias orais. Bochecho com produtos antissépticos podem ajudar também no alívio da dor do siso. 

10-Qualquer dentista tira o dente do siso? Qual dentista tira o dente do siso?

Por lei todo dentista formado em Odontologia pode remover o dente do siso, porém o indicado é que a cirurgia seja feita por um dentista especialista em cirurgia bucomaxilofacial que é um profissional que estuda por 3 anos todos os tipos de cirurgia orais principalmente as de retirada de dentes inclusos. 

11-Somente o dente do siso pode ficar incluso ou não nascer?

A resposta é não. Existem outros dentes que podem não nascer na boca e ficam inclusos. Um dente que pode ficar dentro da gengiva e ou do osso é o dente canino, principalmente o dente canino superior. Para estes dentes existem duas soluções: Uma é a retirada do canino incluso e a outra é o tracionamento do dente canino incluso, que nada mais é do puxar o dente até seu lugar correto na boca. Alguns casos, o dente canino pode estar associado a lesões ósseas como cistos e tumores. O mais comum é o cisto dentígero. 

12- Quantos dentes do siso nós temos? Todo mundo tem os 4 sisos?

Normalmente temos os 4 dentes do siso, uma em cada lado na região posterior superior e inferior. Mas existem alguns pacientes que não tem os 4 dentes ou mesmo não tem nenhum  dos dentes do siso.

13-Qual exame posso fazer para saber se tenho ou não o dente do siso? 

O melhor exame para saber se tem ou não o dente do siso é a radiografia chamada de panorâmica. Em alguns casos de dente do siso em que o dente está muito próximo a estruturas importantes da boca, pode ser necessária a realização de tomografias da boca para melhor planejamento e visão do caso.

Assista aqui o vídeo de uma cirurgia completa de extração de um dente do siso incluso realizada na Saizaki Odontologia.

14-Tem algum risco retirar o dente do siso?

Sim. Como toda e qualquer cirurgia, a remoção do dente do siso apresenta alguns riscos, principalmente dependendo da posição do dente e sua forma. Alguns dentes estão em posições desafiadoras para o cirurgião dentista, e precisam ser cortados em duas ou mais partes. Muitas vezes os dentes podem estar próximos a outros dentes ou nervos que se traumatizados podem deixar de responder bem. Esta lesão nervosa é chamada de parestesia, e deve ser sempre avisada e explicada para o paciente. Na parestesia o paciente fica com uma sensação de anestesia da língua e ou do lábio por um longo período pós cirurgia. A parestesia pode melhorar ou não.

 

   Agende sua consulta com nosso Especialista

 

 

Dr. Marcelo Saizaki CRO 99642/SP e Dra. Renata Saizaki CRO/76918

Especialista em Cirurgia e Traumatologia Buco Maxilo Facial e Implantodontia.

Saizaki Odontologia Aquarius São José dos Campos.

Tags: Cirurgia;