BATI A BOCA E MEU DENTE CAIU.

22/06/2018 4728

Um dos traumas que mais afetam a face é a fratura dos dentes, que podem ser simples fraturas de uma parte da coroa dos dentes ou em casos mais graves a perda completa do dente que sai completamente da boca.
Vamos falar um pouco destas fraturas e as condutas a serem tomadas pela vítima e pelo profissional que atende a estas urgências.


1- Fratura do esmalte e dentina dos dentes:
Esta é a fratura mais simples de resolver devido ao pouco estrago que provoca nos dentes. Ocorre quando apenas um pedaço pequeno do dente quebra e normalmente não tem sangramento nem dor. Muitas vezes o paciente só descobre que quebrou uma parte do dente algum tempo depois do trauma, porque fica uma ponta incomodando ou com sensibilidade ao frio. O tratamento nestes casos é feito com restaurações de resina (Mesmo material para tratamento de cáries dentárias).


2- Fratura de toda a coroa do dente, ficando apenas a raiz dentária.
Esta fratura é mais rara de ocorrer e normalmente causa apreensão nos pacientes porque o defeito fica grande, com dor e as vezes sangramento. Além disso este tipo de fratura ocorre nos dentes da frente prejudicando muito a estética. Neste caso, o dentista fará raio-X e exames clínicos para avaliar a raiz do dente. Se a raiz estiver boa, será indicado o tratamento do canal para futura instalação de um pino na raiz e uma coroa (Jaqueta) de porcelana. Caso a raiz esteja fraturada também, será necessária a extração da raiz e a instalação de implantes dentários e prótese sobre os implantes.


3- Dente ficou mole mas não quebrou e não saiu inteiro da gengiva.
Este trauma é chamado de luxação do dente, podendo ser que o dente desloque para fora da gengiva, para dentro da gengiva, para trás ou para frente. Ocorre em traumas com mais força e gera muitas dúvidas e medos nos acidentados. Neste caso a orientação é procurar o mais rápido possível um dentista com experiência em trauma dental. Dentista especialista em Cirurgia Bucomaxilo ou endodontista.  Normalmente ocorre sangramento da gengiva e em possíveis cortes na gengiva e lábios. Todo corte em boca e lábio devem ser suturados o mais rápido possível por um cirurgião. Os dentes serão radiografados e após anestesia o dentista tentará colocar os dentes no local correto e instalará dispositivos para mantê-los no local por um certo período de tempo. Deve-se avaliar a necessidade ou não da realização do tratamento de canal dos dentes fraturados.


4- Queda do dente inteiro – Perda do dente com a coroa e raíz.
Este com certeza é o pior trauma que pode ocorrer em um dente. Caracterizado pela perda do dente de forma completa, ou seja, sai da gengiva a raiz e a coroa de forma inteira. Como o trauma nestes casos normalmente são intensos, o ideal é passar pela avaliação e conduta de um cirurgião Buco Maxilo Facial em um hospital. O tempo de atendimento nestes casos é primordial para a viabilização da reimplantação do dente na boca. Quanto mais rápido o atendimento melhor será o prognóstico do caso.


O QUE FAZER QUANDO BATEMOS A BOCA E O DENTE SAI INTEIRO:


1- Primeiro o ideal é tentar manter a calma e se possível pedir ajuda.
2- Localizar o dente que caiu da boca. Deve-se pegar o dente pela coroa e se possível evitar de pegar na raiz. Se o dente estiver muito sujo (Terra) este pode ser lavado com água corrente mas não esfregado com nenhum produto. O melhor meio para conservar o dente que caiu até a chegada no dentista é em soro fisiológico, copo de leite ou em água filtrada. Manter o dente na boca ou devolvê-lo ao seu lugar na boca também é uma opção, mas muitas vezes uma manobra dolorida e difícil de fazer.
3- Deve-se procurar um dentista em menos de 2 horas para que exista uma boa reimplantação do dente.
4- O dentista irá avaliar o caso e se possível reimplantar o dente e mantê-lo no local com dispositivos próprios para traumas de dente.
5- Caso tenha passado muito tempo, ou o dente esteja fraturado ou sua conservação não foi a correta, o dentista não poderá reimplantar o dente e o mesmo será eliminado e substituído por uma prótese.
6- Após esta fase de urgência, o dente reimplantado deverá ser reavaliado por um endodontista para ver a necessidade ou não da realização do tratamento do canal.

 

Dr. Marcelo Saizaki CRO - SP 99642

Cirurgião Buco Maxilo Facial e implantodontista

SAIZAKI ODONTOLOGIA AQUARIUS

whatsAppNosso WhatsApp

 

Tags: Cirurgia;