TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O CLAREAMENTO DENTAL.

09/05/2018 1769

 

   Agende sua consulta com nosso Especialista

Sem dúvida, o clareamento dental é um dos procedimentos mais procurados em um consultório odontológico. Ter um sorriso esteticamente bonito é objeto de desejo de muitos pacientes, e investir no clareamento dental é  uma forma que pode tornar esse sonho realidade. O clareamento é muito utilizado por pessoas no mundo inteiro e representa uma iniciativa muito favorável para as pessoas que não se sentem satisfeitas com a coloração de seus dentes. Se você está pensando em deixar seus dentes mais brancos, vale a pena ler este post e conhecer mais sobre o assunto.

O que é o clareamento dental?

Como o próprio nome já diz, essa técnica é utilizada para deixar os dentes com uma tonalidade mais clara, oferecendo uma aparência mais saudável para a pessoa. O tratamento clareador é realizado com um gel clareador a base de peróxido capaz de degradar os pigmentos escurecedores causadores da alteração de cor dentária. Essa mudança na cor dos dentes é geralmente causada ao longo do tempo por causa do tabagismo ou consumo de certos alimentos.

Quais são as técnicas de clareamento?

Existem três importantes técnicas de branqueamento dental, podendo o procedimento ser realizado tanto em casa quanto no consultório odontológico, contudo, é fundamental que seja supervisionado por um dentista especialista. Veja agora cada uma das modalidades oferecidas e escolha a sua!

Clareamento no consultório?

É o método mais rápido, seguro e confiável que você tem de conseguir bons resultados. Nesse caso, o profissional consegue aplicar uma maior concentração de peróxido de hidrogênio (cerca de 35%). Com isso, as garantias de sucesso no tratamento são maiores. É o recurso ideal para quem tem pressa.

CLAREAMENTO A LASER?

O clareamento dental a laser é uma poderosa técnica para quem quer dentes brancos rapidamente. Atualmente essa modalidade promete diminuir a tonalidade do dente apenas com a utilização do aparelho laser de luz violeta, sem o uso do gel clareador. Porém, a luz laser possui menor poder de penetração, ou seja, logo os dentes voltam a cor original. Essa técnica pode ser combinada com o clareamento caseiro a fim de prolongar o resultado obtido.

Clareamento caseiro?

É uma opção de tratamento clareador realizada através de moldeiras produzidas pelo dentista, que se encaixam adequadamente nos dentes. A concentração de peróxido é diferente do clareamento realizado no consultório dentário. O resultado vai demorar mais tempo para aparecer. Pode ser feito no conforto de casa, mas requer bastante disciplina. É uma boa escolha para quem quer clarear os dentes sem gastar muito. Mas, fique atento, esse procedimento não é indicado se você tiver algum tipo de sensibilidade, gengivite ou qualquer outro problema bucal identificado pelo dentista.

 

Clareamento CONJUGADO?

Nessa modalidade, uma parte do clareamento é feita no consultório e a outra é feita em casa. Tem sido bastante usada, pois diminui o tempo de espera e de tratamento no consultório. Depois de receber a orientação do dentista, o paciente aplica uma parte do gel clareador em casa utilizando uma moldeira feita sob medida. A outra parte da aplicação acontece no consultório. Os dois métodos são realizados em conjunto com o objetivo de apresentar melhores resultados. É um método muito eficaz e o clareamento dental acaba sendo mais duradouro.

 

O CLAREAMENTO DENTAL ENFRAQUECE OS DENTES?

Isso é um grande mito. Clarear os dentes não estraga o esmalte, nem abala o dente. Os produtos usados para clareamento, independente da técnica, não causam nenhum dano à estrutura dental. O clareamento consiste em uma reação química e o processo não é abrasivo.

 

   Agende sua consulta com nosso Especialista

O CONSUMO DE ALIMENTOS COM CORANTES É PROIBIDO?

 

Certamente durante o período do clareamento dentário é recomendável que certos alimentos que possuem muitos corantes devam ser evitados. Isto porque os dentes estarão com os ¨poros¨ abertos e mais suscetíveis ao manchamento. Após a conclusão do tratamento o consumo desses alimentos poderá ser retomado com segurança.

 

O CLAREAMENTO DEIXA OS DENTES SENSÍVEIS?

 

A sensibilidade é uma queixa que varia de pessoa para pessoa e pode sim ocorrer durante o processo de clareamento caso o paciente apresente retrações na gengiva. Este incoveniente acerca da sensibilidade dentária durante e após o clareamento dos dentes pode ser precavido com produtos e técnicas que amenizam sensivelmente esse tipo de incômodo.

 

QUALQUER PESSOA PODE CLAREAR OS DENTES?

O clareamento dental conquistou muita gente, porém em algumas pessoas o tratamento branqueador deve ser evitado. Como em:

Gestantes

Menores de 18 anos

Pessoas com alergia a componentes do gel clareador

Pacientes que apresentam doença periodontal

 

CREME DENTAL CLAREADOR, BICARBONATO DE SÓDIO, BOCHECHOS COM ÁGUA OXIGENADA, CARVÃO ATIVADO E OUTRAS RECEITAS CASEIRAS COMO LIMÃO E CASCA DE LARANJA CLAREIAM OS DENTES?

 

Isso não é verdade. Estes produtos não possuem potencial clareador, e alguns são abrasivos ou ácidos podendo até desgastar o esmalte do dente. É fundamental que o clareamento dos dentes seja sempre acompanhado por um dentista especialista para que o procedimento de tornar seu sorriso mais belo não acarrete danos para sua saúde.

 

O clareamento dos dentes é um poderoso aliado do bem-estar e gera muita positividade com todos ao redor! Agende sua consulta e acesse as vantagens do clareador dentário.

Dra. Renata Saizaki

SAIZAKI ODONTOLOGIA Jd. AQUARIUS SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

   Agende sua consulta com nosso Especialista

Tags: Estética;