TRATAMENTO PARA DOR NO DENTE DO SISO

18/05/2019 1710

Por que o dente do siso dói?

Muitos pacientes somente procuram um dentista quando esta tendo alguma dor e o dente do siso é responsável por uma grande parte das dores em nosso consultório.

Não é raro recebermos pacientes com cistos, tumores, problemas em dentes vizinhos e fraturas dos maxilares associadas ao dente do siso incluso.
O problema mais frequente em pacientes com o dente do siso nascendo é a pericoronarite; ou seja, a inflamação na gengiva que recobre parcialmente os dentes na fase em que estão crescendo. Restos de alimentos e bactérias ficam retidos sob a gengiva causando mau cheiro, dor no dente e gengiva, sangramento na gengiva e dificuldade em abrir a boca. Esta infecção pode tomar proporções grandes e ameaçadoras a vida do paciente por disseminar para regiões nobres como pulmão, coração e cérebro. Ultimamente existem estudos relacionando infartos do coração com infecções de origem dentárias.

Podem indicar a exodontia de dentes do siso: A cárie, infecções de grande porte (Abscesso),reabsorções de dentes vizinhos, dor de origem não especificada na boca, fraturas do dente ou nos maxilares, má posições severas, dentes associados a cistos orais e tratamentos de certos tumores. Entre os principais sinais e sintomas do siso podemos destacar: Gengiva inflamada na região posterior da boca, gengiva sangrando, dor ao mastigar, dor ao abrir a boca, cárie, cheiro desagradável e gosto ruim na boca.

Como tratar a dor no dente do siso?

A resposta depende da intensidade da dor. Normalmente a dor é leve - Pouco ou nenhuma inflamação no local - e pode ser controlada com uma melhora da higiene no local. Escovar bem os dentes, passar fio dental e usar algum líquido de bochecho para diminuir a quantidade de bactérias. Pode-se usar algum analgésico para controle da dor. Agora se existir um processo de inflamação maior com pús no local, dificuldade de falar e de mastigar, inchaço no rosto e febre o ideal é procurar um dentista para que seja realizado o diagnóstico e tratamento correto. Nestes casos normalmente é preciso fazer uma limpeza maior na região e tomar medicação como antibióticos e antiinflamatórios.

Quando extrair o dente do siso?

Assista aqui o vídeo de uma cirurgia completa de extração de um dente do siso incluso realizada na Saizaki Odontologia.

O dente do siso pode ser extraido com inflamação? Esta pergunta é muito feita e a resposta é sim se a inflamação permetir o acesso ao dente. Um dos princípos básicos do tratamento das infecções é a remoção da causa da mesma, ou seja o dente. A melhor idade para retirar o siso é entre 16 e 20 anos de idade. Muitos fatores dificultam ou facilitam a extração de um dente, mas a escolha de um bom cirurgião tende a tornar o procedimento mais tranquilo para o paciente.  A especialidade de Cirurgia Bucomaxilofacial é a mais indicada para a extração por ter profundo treinamento em procedimentos cirúrgicos de pequeno e grande porte.

Quais cuidados devo ter após extrair o dente do siso?

Normalmente o pós cirúrgico de siso é tranquilo e sem muita dor. Dependendo da dificuldade da cirurgia o profissional orienta o paciente da melhor forma possível. Temos uma postagem no nosso BLOG com todos os cuidados e recomendações que o paciente precisa ter após extrair o dente do siso, bem como o que é normal de ocorrer e o que não pode ocorrer depois da cirurgia.

BLOG temos um Post sobre cuidados pós cirúrgicos

CONFIRA OS COMENTÁRIOS E RECOMENDAÇÕES DA NOSSA CLÍNICA NO GOOGLE.

Dr. Marcelo Saizaki - CRO 99642  e  Dra. Renata Saizaki CRO 76918

Cirurgia Buco Maxilo Facial e Implantodontia.

SAIZAKI ODONTOLOGIA AQUARIUS SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

CONTATO (12) 99114-8420