EXTRAÇÃO DO DENTE DO SISO

11/06/2018 6055

   Agende sua consulta com nosso Especialista


Exodontia ou extração (Retirada) do dente do siso.

O dente do siso ou terceiro molar é o último dente permanente a nascer na boca.Eles despontam normalmente em uma idade que coincide com o início das responsabilidades da vida adulta e, por isso são muitas vezes chamados de dentes do juízo. Esse componente tardio da dentição gosta de nascer em posições incovenientes e danificar os dentes vizinhos.Quando erupciona parcialmente,fica exposto às bactérias causadoras de infecções e cáries. Extrair ou não os dentes do siso é motivo de muita dúvida para a maior parte dos pacientes. Entre as perguntas que mais ouvimos em nossa clínica, podemos destacar algumas como: Eu tenho dente do siso?Tirar o dente do siso dói? Quanto tempo leva a extração do dente do siso ? Como é a recuperação depois de tirar o siso? Preciso mesmo extrair meu dente do siso?

Se você também faz parte desse grupo que anseia por respostas para a insegurança acerca dos terceiros molares, continue a leitura e descubra a melhor solução e a hora certa de tirar o dente do siso.

Assista aqui o vídeo de uma cirurgia completa de extração de um dente do siso incluso realizada na Saizaki Odontologia. 

Será que eu tenho o dente do siso?

Como já falamos, o dente do siso é o último dente a nascer na boca e por isso normalmente não há espaço suficiente para acomodá-los. Isto faz com que os dentes fiquem inclusos (inseridos) na gengiva ou no osso dos maxilares,não aparecendo na boca, ou aparecendo de forma incompleta na boca, em uma posição desfavorável e desconfortável. Muitos pacientes nem sabem que tem o dente incluso na gengiva e só descobrem após sentirem os sintomas de incômodo no local. A realização de uma radiografia panorâmica é indicada para observar o posicionamento desse dente. Muitas vezes, o siso pode ser confundido com o seu antecessor, o segundo molar, por apresentarem características semelhantes. Os dentes do siso se encontram localizados na região mais posterior dos maxilares inferior e superior. Instalado numa posição de difícil alcance na hora da escovação, tornando se um prato cheio para as bactérias. Podemos ter todos os quatro dentes do siso (dois superiores e dois inferiores) ou podemos ter três, dois, um ou mesmo nenhum dente do siso.

A idade média que o paciente percebe algum desconforto na boca é com 20 anos de idade. Mas, aguardar pelos sintomas desse incômodo pode ser uma grande roubada. Por isso, recomenda-se que as pessoas entre 16 e 19 anos tenham seus dentes do siso examinados clinicamente e por meios de radiografias para verificar se precisam ser extraídos. A radiografia ideal para o diagnóstico do siso é a panorâmica e em alguns casos o cirurgião pode solicitar a tomografia Cone Bean. Não recomendamos a extração do siso sem uma radiografia pelo risco de problemas durante a cirurgia e no pós cirúrgico.

 

Todos os dentes do siso precisam ser extraídos?


Esta talvez seja a pergunta mais feita pelos nossos pacientes. Por regra geral os cirurgiões entendem que a grande maioria dos dentes do siso devam ser extraídos o mais breve possível para evitar problemas maiores ao paciente.

Não é raro recebermos pacientes com cistos, tumores, problemas em dentes vizinhos e fraturas dos maxilares associadas ao dente do siso incluso. Além disso alguns estudos colocam o siso como causador do desalinhamento dos dentes anteriores, por acreditarem que o siso empurra os outros dentes causando dentes tortos mesmo em pacientes que já usaram aparelhos ortodônticos.
O problema mais frequente em pacientes com o dente do siso nascendo é a pericoronarite; ou seja, a inflamação na gengiva que recobre parcialmente os dentes na fase em que estão crescendo. Restos de alimentos e bactérias ficam retidos sob a gengiva causando mau cheiro, dor no dente e gengiva, sangramento na gengiva e dificuldade em abrir a boca. Esta infecção pode tomar proporções grandes e ameaçadoras a vida do paciente por disseminar para regiões nobres como pulmão, coração e cérebro. Ultimamente existem estudos relacionando infartos do coração com infecções de origem dentárias.


Podem indicar a exodontia de dentes do siso: A cárie, infecções de grande porte (Abscesso),reabsorções de dentes vizinhos, dor de origem não especificada na boca, fraturas do dente ou nos maxilares, má posições severas, dentes associados a cistos orais e tratamentos de certos tumores. Entre os principais sinais e sintomas do siso podemos destacar: Gengiva inflamada na região posterior da boca, gengiva sangrando, dor ao mastigar, dor ao abrir a boca, cárie, cheiro desagradável e gosto ruim na boca.

Qual a especialidade da odontologia indicada para a exodontia do siso?

A especialidade que está mais acostumada a resolver os problemas cirúrgicos orais, é a cirurgia buco-maxilo-facial. Estes profissionais passam por rigoroso treinamento clínico e cirúrgico em hospitais por 3 anos tratando e realizando procedimentos de pequeno a grande porte. Para estes cirurgiões normalmente a exodontia dos dentes do siso são procedimentos simples e rotineiros.


Como é feita a extração do dente do siso?

Toda extração de dente é um procedimento cirúrgico. Algumas extrações podem ser mais simples e outras mais complexas, por isso o planejamento é fundamental em todos os casos. O planejamento exige a realização de uma radiografia panorâmica da boca toda para avaliar a presença de dentes com indicação de exração e ou lesões oraisencontradas sem sinais e sintomas para o paciente. Dependendo do caso outros exames podem ser solicitados para complemetar as informações (tomografias e exames laboratoriais de sangue).
O dente do siso pode estar totalmente ou parcialmente incluso no osso e na gengiva ou ter nascido completamente na boca. Existem também muitas posições para o siso incluso, sendo a posição horizontal ou deitada a que causa mais apreensão em nossos pacientes.
A maioria dos pacientes toma uma protocolo medicamentoso que se inicia antes da cirurgia e continua no pós operatório por mais ou menos uma semana.

A cirurgia de extração do siso é realizada no consultório odontológico com anestesia local tradicional de dentista, o que muda é o tipo do anestésico utilizado, a quantidade e a técnica. Portanto, a cirurgia de extração do dente do siso não dói como muitos pacientes acreditam. Após a anestesia, é realizada uma incisão (Corte) para que possamos ter acesso ao dente. A seguir dependendo da posição do dente e do planejamento do cirurgião, o dente pode ser cortado ao meio para que a sua remoção seja mais tranquila. Feita a remoção o local é limpo e a gengiva é suturada (Pontos) para que o pós operatório seja mais confortável. O tempo de cirurgia para a extração do siso, depende da posição e do tipo da raiz,mas em nossa experiência o tempo gira em torno de uma hora para a remoção de dois sisos inclusos do mesmo lado (Um superior e um inferior) . Em alguns casos podemos realizar a retirada dos 4 sisos no mesmo dia, mas o mais comum é a realização da exodontia de um lado em um dia e a retirada dos outros dois sisos duas semanas depois.

Assista aqui o vídeo de uma cirurgia completa de extração de um dente do siso incluso realizada na Saizaki Odontologia.

Como é a recuperação após a extração do siso.

O nível de desconforto e sua duração dependerão da dificuldade da remoção do dente. Dentes em posições mais complexas que exigem mais cortes de osso tendem a ter uma recuperação mais desconfortável se comparado com dentes que não exigem cortes na gengiva e no osso. È comum o edema(inchaço), o desconforto, dificuldade em abrir a boca, hematoma (Área roxa) e um pequeno sangramento pós operatório. Por isso, alguns cuidados no pós operatório são necessários como: Evitar fumar, evitar atividades físicas, evitar alimentos duros e quentes. Utilizar bolsa com gelo, tomar medicação prescrita, realizar a higiene no local e comparecer ao retorno programado pelo dentista. Em nosso BLOG temos um Post sobre cuidados pós cirúrgicos em cirurgias orais.

 

   Agende sua consulta com nosso Especialista

 CONFIRA OS COMENTÁRIOS E RECOMENDAÇÕES DA NOSSA CLÍNICA NO GOOGLE.

 

 

Dr. Marcelo Saizaki e Dra. Renata Saizaki

CRO SP 99642  -  Cirurgião Buco Maxilo Facial e Implantodontista.

 

SAIZAKI ODONTOLOGIA AQUARIUS SÃO JOSÉ DOS CAMPOS  

   Agende sua consulta com nosso Especialista

Tags: Cirurgia;