DENTADURA FIXA DE ENCAIXE

07/05/2021 822

   Agende sua consulta com nosso Especialista

Infelizmente ainda hoje muitos pacientes perdem um ou mais dentes, o que é uma situação muito desagradável. As consequências vão desde perda da capacidade de mastigação, que fica comprometida até os impactos na estética da boca e do rosto de uma forma geral. Nesses casos, as próteses com implantes dentários podem ser a solução para um sorriso completo! 

Para os pacientes que perderam todos os dentes existem as opções que vão desde as próteses totais convencionais (Dentadura), até as próteses com implantes dentários que podem ser de dois tipos principais: A prótese OverDenture (Dentadura de encaixe fixa) e a prótese protocolo (Dentadura Fixa). 

dentadura de encaixe

Tipos de dentaduras fixa de encaixe: 

Hoje falaremos sobre a overdenture ou “dentadura de encaixe”.  Essa prótese é total, ou seja, indicada para quem perdeu todos os dentes A principal diferença da prótese overdenture para a prótese convencional ou dentadura é que ela fica presa na boca por dois tipos de sistemas possíveis. Dentadura fixa por uma barra e um clipe ou dentadura fixa por um sistema de encaixe tipo macho e fêmea.  Isso dá muito mais segurança e conforto ao paciente devido a certeza de que a dentadura não vai soltar ou cair da boca enquanto ele fala ou come. 

material da prótese de encaixe é o mesmo da dentadura normal, o que reduz muito o valor final do tratamento. A grande vantagem dessa técnica é a simplicidade do procedimento e o preço reduzido, já que ela é realizada com a instalação de apenas dois pinos de implantes dentários, que são inseridos na região anterior do maxilar superior ou inferior Estes dois implantes dentários servirão de encaixe para a prótese total.  

overdenture fica estabilizada na boca durante a mastigação e a fala, mas ela pode e deve ser removida da boca pelo próprio paciente para a higiene oral e da prótese. 

São vários os benefícios da dentadura fixa com encaixe: 

A dentadura de encaixe devolverá ao paciente aquela aparência do sorriso natural porque ela é feita com dentes muito semelhantes aos dentes perdidos pelo paciente. Tudo isto com a segurança e o conforto, já que a prótese estará bem presa na boca, não permitindo que sua movimentação machuque a boca do paciente durante a fala e a mastigação.  

Como o paciente voltará a sorrir e a mastigar com confiança, a prótese melhorará a autoestima principalmente dos pacientes mais idosos que estão a muito tempo sem o prazer de sorrir ou se alimentar normalmente. 

Outra grande vantagem da prótese dentadura fixa de encaixe é a facilidade de higienização, uma vez que o paciente pode retirar a prótese da boca para escovar e limpar com escovas e pastas de dentes normais.  

Como ela é uma prótese mais simples, ela tem preço bem mais barato que a prótese protocolo por exemplo. Muitas vezes esta prótese pode ser feita com apenas dois implantes dentários e em alguns casos, a mesma prótese total (Dentadura) que o paciente já está acostumado poderá ser fixada na boca do paciente, o que faz deste um tratamento muito barato, tendo um excelente custo benefício. Este tratamento é o mais indicado para o paciente que busca implante dentário mais barato. 

Veja aqui. OPÇÕES MAIS BARATAS DE IMPLANTES DENTÁRIOS.

Quais são os passos para uma dentadura fixa de encaixe? 

Primeiro o paciente deve procurar um dentista implantodontista para fazer uma avaliação do seu caso e passar todas as opções de tratamento, porque quando falamos em implantes, várias pessoas já pensam que o procedimento está fora do seu alcance por conta do preço, mas existem muitas opções mais baratas de implantes dentários. Exames de imagem como raio-X panorâmico e ou tomografia podem ser solicitados. O procedimento é rápido e indolor para o paciente, já que apenas dois implantes serão instalados e o paciente não precisará fazer enxerto de osso por exemplo. Instalado os implantes a prótese pode ser encaixada no mesmo dia e o paciente já terá seus dentes fixos por implantes dentários.  

   Agende sua consulta com nosso Especialista

 

Dr. Marcelo Saizaki CRO 99642/SP e Dra. Renata Saizaki CRO/76918

Especialista em Cirurgia e Traumatologia Buco Maxilo Facial e Implantodontia.

Saizaki Odontologia Aquarius São José dos Campos.

   Agende sua consulta com nosso Especialista

Tags: Cirurgia;